Adventure Cup abre a temporada 2019 em grande estilo.

A abertura da temporada 2019 da Adventure Cup baja 2019, irá acontecer em grande estilo.  Com uma infra-estrutura de dar inveja a muitos motódromos espalhados pelo Brasil, o Motódromo Eduardo Rudnick no centro da cidade de Pien – PR, tem bosque, amplo local para acampamento e instalação de caminhões e motorhomes, bem como também terá todo serviço de bar e cozinha no dia da prova.

Além de ter essa estrutura iremos fazer a especial Super Prime que será na pista de Velocross e arredores e que será somada a especial de 17 km . Esse Super Prime terá aproximadamente 3km e fará parte do tempo de prova. Assim esperamos trazer o público para o local, bem como as famílias dos participantes.  Faremos uma grande festa para a abertura do Campeonato, para que todos possam acompanhar de perto o campeonato que mais cresce no sul do Brasil.

 

Entenda um pouco mais como funciona a Adventure Cup:

O que é Adventure Cup ? e como funciona uma prova de Baja? Essa é uma pergunta recorrente, pois é uma novidade para muitos do mundo off-road.

A Adventure Cup é um campeonato de velocidade em 05 Etapas que tem como participantes motos, quadriciclos e UTVS. A prova de Baja, é uma prova 100% sinalizada semelhante as provas de Enduro padrão FIM, feitas por motos, mas a semelhança para por ai, pelo tipo da sinalização. A sinalização é feita 100% por placas, bumps ou fitas são usadas somente para fazer fechamentos de caminhos errados e existe um padrão bem claro do uso das placas, vamos a elas:

Quando houver uma curva para direita ou para esquerda que não possa ser feita em velocidade plena, haverá uma placa a 10 metros da curva indicando a direção, sendo que sempre as placas que indiciam o lado direito, estarão instaladas do lado esquerdo da pista, e as placas que indicam o lado esquerdo estarão instalada do lado direito da pista.
           

Além de indicar curvas, as placas indicam mudança de direção, caso seja uma bifurcação ou curva de 90º ou mais, haverá a 50 metros da bifurcação Duas placas Direita ou Esquerda. Poderá também em trechos de longas retas e velocidade alta, 3 placas a 100 Metros da bifurcação, então 2 placas a 50 Metros e 1 placa na bifurcação.


Quando for mudança de direção haverá uma placa indicando o caminho errado que sempre estará fechada com fita (bump) para melhorar a visualização e ajudar na sinalização

Após a mudança de direção haverá uma placa de confirmação de caminho de Correto, para que o competidor tenha tranquilidade que esta certo no seu caminho.

Além dessas indicações existem as indicações de perigo, que serão indicados, em 1 , 2 ou 3 placas na mesma estaca, sendo que da Seguinte Forma

1 Placa de Perigo – Perigo
2 Placas de Perigo – Muito Perigoso
3 Placas de Perigo – Extremamente Perigoso.

O processo de sinalização é muito criterioso, e conferido mais de uma vez, para dar total segurança aos competidores, assim são colocadas centenas de placas em apenas 20km de especial, sendo assim completamente diferente de qualquer modalidade que você já competiu.

Qual será o Formato da 01 Etapa ?

Ela será dividida em 02 Especiais, a primeira na pista em frente ao parque de apoio, que terá aproximadamente 03 km , e esse tempo será somado ao da Especial grande que terá 17 km.

Então a cada volta serão apresentados resultados da SS – Super Prime e da SS Especial, e esses resultados serão somados para fins de etapa. Não haverá controle de uma largada para outra, apenas um horário fixo de largada em ambos os locais de largada que serão apresentados pela organização.

A soma do tempo dessas 6 especias – 3 Super Prime e 3 Especiais, dará o campeão do dia por Etapas.

A Competição é divida entre motos , quads e utvs, conheça as Categorias

Motos 
Motos 01 –– Motos acima de 251cc 4 Tempos e acima de 175cc 2 Tempos.
Motos 02 –– Motos até de 250cc 4 Tempos e até de 175cc Tempos.
Motos 03 –– Força Livre Nacional, motos de fabricação nacional de qualquer cilindrada e preparação livre.*
Motos 04 –– Over 35 – para pilotos que completam 35 anos no ano de 2019, com motos nacionais ou importadas de qualquer cilindrada.
Motos 05 –– Over 45 – para pilotos que completam 45 anos no ano de 2019, com motos nacionais ou importadas de qualquer cilindrada.

Quadriciclos
Quad 01 –– Até 450cc 4 Tempos com tração 4×4. Os  com tração 4×2 irão competidor na categoria Quad 02.
Quad 02 –– Força Livre para qualquer quadri com tração 4×4 ou 4×2 de qualquer cilindrada.

UTVS
UTV 01 Pró Elite – Categoria Livre para qualquer utv turbo ou aspirado livre de preparação para pilotos experientes que participem de etapas do campeonato Brasileiro.
UTV 02 Pró – Categoria Livre para qualquer utv turbo ou aspirado livre de preparação para pilotos iniciantes.
UTV 03 Turbo- para os seguintes utvs: Polars RZR 1000 Turbo 2016 e Maverick Turbo com pilotos sem experiência Baja não podem utilizar os veículos Maverick X3 ou Polaris Turbo 170.
UTV 04 Turbo Light- para os seguintes utvs: Polars RZR 1000 Turbo 2016 e Maverick Turbo, X3 120cv com pilotos sem experiência não serão aceitos Maverick X3  ou Polaris Turbo 170.
UTV 05 -Aspirado – para os seguintes utvs: Polaris RZR 900, Polaris RZR 800, Can Am Commander e outros não listados, Polaris RZR 1000, Maverick e Yamaha YXZ 1000. Preparação livre.
UTV 06 – Over 45 – Para pilotos que completam 45 anos no ano de 2019, com quaisquer UTVS.

*Motos nacionais com suspensão de motos importadas, ou motores que não os seus, serão enquadradas nas categoria Motos 01 ou Motos 02 dependendo da Cilindrada. Motos nacionais é conforme lista da CBM para tais.

A programação Oficial da Abertura da Adventure Cup Baja 2019 é conforme segue:

Programação Oficial do Evento

05/02/2019
09h – Abertura Oficial das Inscrições pelo Site Oficial – adventurecup.com.br

12/02/2019
Fim do Primeiro Lote de Inscrições

19/02/2019
Fim do Segundo Lote de Inscrições

21/02/2019 
09h – Abertura do Parque de Serviço – Motódromo Eduardo Rudnick para Equipes*
15h – Encerramento Inscrições pelo Site Oficial

22/02/2019
16h – Definição da Ordem de Largada
17h  – Secretaria Administrativa

23/02/2019
07h – Secretaria Administrativa
08h30 – Briefing Obrigatório todos os Competidores
09h – Largada Primeiro UTV Especial SS1 – Super Prime
11h30 – Largada Primeiro UTV Especial  SS2 – Super Prime
14h00 – Largada Primeiro UTV Especial SS3 – Super Prime
16h30 – Premiação da Etapa*

Sequência de Largada – UTVS – MOTOS – QUADS

*os Horários da Prova poderão ser alterados sem prévio aviso determinados pela direção de prova.

Motódromo Eduardo Rudnick
Rua São Paulo, Nr 1.000
Centro – Pien – PR
Coordenadas GPS
S26 06 18.8 W49 25 22.8

 

A Adventure Cup Baja 2019 tem a realização da ASCPE – Associação Catarinense em Prol do Esporte e Cultura, com Patrocínio da MH Tinturaria, Bompack, Benvetex Titutaria e Estamparia, Rudnick Moto Peças,o apoio de CV 4×4, GS Motos SUNF, Thompson Off Road, e a supervisão da FPRM.

 

 

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Comentários fechados.